Obras

Começa a segunda etapa da dragagem no Porto Rio Grande

A draga Utrecht trabalha na manutenção das profundidades do canal de navegação com a remoção de 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos

Divulgação - Serão investidos R$ 94,5 milhões na contemplação da dragagem das áreas dos canais externo, interno e do Porto Novo

Já está em andamento a segunda etapa da obra de dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto de Rio Grande. A draga Utrecht da frota da empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, vencedora da licitação, trabalha na manutenção das profundidades do canal de navegação com a remoção de 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos. A draga Utrecht, de bandeira holandesa, foi construída no ano de 1996 e tem capacidade de cisterna (armazenamento) de 18.292 metros cúbicos de sedimentos.

De acordo com a Diretoria de Infraestrutura da Portos RS, serão investidos R$ 94,5 milhões na contemplação da dragagem das áreas dos canais externo, interno e do Porto Novo. A estimativa da autoridade portuária é de que as atividades comecem em breve, logo após a conclusão dos procedimentos necessários.

A obra devidamente autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) terá o descarte dos sedimentos dragados em área licenciada pelo Instituto. A execução da obra terá o acompanhamento do monitoramento ambiental realizado pelos técnicos da Portos RS, assim como dos programas de monitoramento continuados do Porto do Rio Grande, como por exemplo o SiMCosta.

Junto ao contrato assinado para a execução da obra está incluída a realização do monitoramento da qualidade da água, o qual teve início no último dia 16, marcando o pré-dragagem, e seguirá ao longo de todo o processo.


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